terça-feira, 21 de junho de 2011

Sugestões de Atividades: 7º ano - Reforma Protestante

Atividade de Revisão
1 - Remonta ao Século XVI a mensagem religiosa associado à idéia de que "no mundo comercial e da concorrência, o êxito ou a bancarrota não dependem da atividade ou da aptidão do indivíduo, mas de circunstâncias independentes dele"
         (Friedrich Engels - DO SOCIALISMO UTÓPICO AO SOCIALISMO CIENTÍFICO).
        
Assinale o nome do movimento protestante que pregava a salvação da alma e apresentava princípios básicos apoiados na prática econômica da burguesia nascente.
a) Luteranismo.
b) Medievalismo.
c) Jansenismo.
d) Calvinismo.
e) Judaísmo.
2 - Segundo Calvino, o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.
Estabeleça a relação entre a expansão da doutrina calvinista e o fortalecimento do capitalismo no século XVI.
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3 - Em um dicionário histórico, encontramos a seguinte definição: "Contra-reforma - O termo abrange tanto a ofensiva ideológica contra o protestantismo quanto os movimentos de Reforma e reorganização da Igreja Católica, a partir de meados do século XVI."
                        (DICIONÁRIO DO RENASCIMENTO ITALIANO, Zahar Editores, 1988)
Dê as principais características da Contra-reforma e analise duas delas.
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4 - O Calvinismo foi:
a) a doutrina que sintetizou as idéias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em torno dos princípios do cesaropapismo e culto dos santos.
b) apenas um prolongamento das idéias preconizadas por Lutero, que admitia que o Príncipe, além de exercer poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja cristã.
c) um movimento originário na Suíça, como resultado de convulsões sociais locais, que revelavam uma manifestação de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a liberação da prática do divórcio.
d) o resultado das preocupações pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato clerical.
e) a mais extremada seita protestante em relação ao Catolicismo e a mais próxima das questões levantadas, em termos éticos, pelo rápido desenvolvimento do capital comercial e financeiro.
5 - Todas as alternativas contêm objetivos da política da Igreja Católica, esboçada durante o Concílio de Trento, EXCETO:
a) A expansão da fé cristã.
b) A moralização do clero.
c) A reafirmação dos dogmas.
d) A perseguição às heresias.
e) O relaxamento do celibato.
6 - Todas as alternativas apresentam fatores que permitiram o avanço do Anglicanismo, EXCETO:
a) A fusão de dogmas protestantes ao formalismo dos ritos católicos.
b) O avanço das doutrinas protestantes entre as camadas populares.
c) O fortalecimento do internacionalismo do Papa a partir do Vaticano.
d) O interesse pelas propriedades da Igreja, especialmente pelas suas terras.
e) O objetivo do rei de fortalecer seu poder absolutista monárquico.
7 - Na chamada Idade Moderna, a Igreja sofria grandes críticas e um dos alvos era a prática da Simonia, ou seja:
a) o comércio de coisas sagradas: venda de cargos eclesiásticos, de indulgências, etc.
b) a distribuição de terras da Igreja entre os membros mais pobres do clero
c) o uso indevido das rendas da Igreja pelo alto clero e o luxo das catedrais
d) o descaso do clero pelas coisas espirituais e o apego aos bens materiais
8 - TEXTO I: "Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos... Hoje... os bispos apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho a Cristo... esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância, solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretendem recolher dinheiro..."
            (Erasmo de Rotterdam apud MELLO, p. 45)

TEXTO II: "Tese 2. O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade..."
            (Lutero apud MELLO, p. 54)

TEXTO III: "Tese 21. Erram, pois, os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda a pena e fica salvo."
            (Idem)

TEXTO IV: "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus... Um homem que não quer trabalhar não deve comer... O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus."
            (Calvino apud MELLO, p. 52)
A análise dos textos e os conhecimentos sobre a Reforma permitem concluir:
(01) O movimento luterano questionou a infalibilidade papal e o seu poder de conceder a salvação aos cristãos.
(02) A Igreja Católica, no século XVI, foi contestada pelo caráter comercial que atribuiu às relações entre Deus e os fiéis.
(04) Os "pregadores das indulgências" mencionados na tese luterana contribuíram decisivamente para o aumento do poder real, pois atribuíam aos reis a indicação definitiva dos que deveriam ser salvos para o reino da glória.
(08)  Erasmo de Rotterdam, quando afirmou que os bispos "deixam o cuidado do rebanho a Cristo", demonstrava a preocupação dos dignitários da Igreja com a vida material e espiritual das camadas populares, no século XVI.
(16) Quando Calvino afirmou que "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus", enaltecia a dignidade do trabalho e reivindicava a melhoria das relações trabalhistas.
(32) "O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus"; a afirmativa de Calvino encorajava o trabalhador e o lucro, o que favoreceu significativamente a construção de uma justificativa ética para o enriquecimento da burguesia.
(64) A crise da Igreja Católica, no século XVI, propiciou, entre outras transformações socioeconômicas e político-culturais, o desenvolvimento do nacionalismo no Estado Moderno.
Soma (          )
9 - No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero, professor de teologia da Universidade de Wittemberg, afixou na porta de uma igreja daquela cidade um documento em que eram expostas noventa e cinco teses.
(Baseado em Elton, G.R., "Historia de Europa", México, Siglo Veintiuno, 1974, p.2.)
a) Que processo histórico o gesto de Lutero inaugurou?
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b) Cite duas práticas adotadas pela igreja católica condenadas por Lutero.
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c) Por que se considera que esse processo histórico acabou facilitando o desenvolvimento do capitalismo?
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10 - Por que as teses Luteranas interessavam a Nobreza Alemã?
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11 - João Calvino defendia que alguns homens já nascem salvos pela vontade de Deus e que o indício dessa salvação, seria o acúmulo de riquezas através das virtudes e do trabalho.
Tal princípio ia de encontro aos interesses da burguesia. 
O texto acima refere-se:
a) à livre interpretação da Bíblia.
b) à predestinação.
c) às indulgências.
d) à simonia.
e) ao Ato de Supremacia.
12 - A principal crítica de Martinho Lutero à Igreja foi:
a) a divisão do clero em secular e regular.
b) a venda de relíquias santas aos fiéis, oferecendo em troca a salvação.
c) a cobrança de indulgências.
d) a atuação da Inquisição.
e) a construção da Basílica de São Pedro.
13 - Como instrumentos da Contra Reforma por parte da Igreja Católica, destacam-se EXCETO:
a) a prática da simonia, ou seja, a venda de cargos eclesiásticos.
b) o Index Proibitorium Librorium.
c) a Companhia de Jesus.
d) os Tribunais do Santo Ofício.
e) o Concílio de Trento.
14 - A partir de 1517, Lutero e o Papa Leão X envolveram-se em vários conflitos entre si. O resultado dos confrontos foi
a) a abolição da servidão dos camponeses alemães.
b) o aumento do comércio de indulgências na Alemanha.
c) a constituição de uma igreja protestante.
d) o estabelecimento do celibato para os religiosos.
e) a permissão para que a Igreja Católica interferisse nos assuntos internos da Alemanha.
15 - A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento
a) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico.
b) a constituição de mais de uma Igreja cristã no ocidente.
c) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano.
d) a subordinação da Igreja Católica ao Estado.
16 - "É preciso ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprasse indulgências".
            (Martinho Lutero)

As Indulgências eram:
a) documentos de compra e venda de cargos e títulos eclesiásticos a qualquer pessoa que os desejasse.
b) cartas que permitiam a negociação de relíquias sagradas, usadas por Cristo, Maria ou Santos.
c) dispensas, insenções de algumas regras da Igreja Católica ou de votos feitos anteriormente pelos fiéis.
d) proibições de receber o dízimo oferecido pelos fiéis e incentivo à prática da usura pelo alto clero.
e) absolvições dos pecados de vivos e mortos, concedidas através de cartas vendidas aos fiéis.
17 - Considere os itens adiante:
I. Combate sistemático aos protestantes.
II. Recuperação de áreas sob influência do protestantismo através da educação, com a criação de colégios.
III. Difusão do catolicismo entre povos não-cristãos, por meio da catequese.
IV. Contenção do protestantismo através dos Tribunais da Inquisição.
Eles identificam
a) as Ordenações Eclesiásticas de Calvino.
b) o Ato de Supremacia de Henrique VIII.
c) a Dieta de Augsburgo.
d) a Reforma Luterana.
e) a Contra-Reforma.




Bons estudos!!!
Equipe de História
“O poeta pode contar ou cantar as coisas, não como foram, mas como deviam ser; e o historiador há-de escrevê-las, não como deviam ser e sim como foram, sem acrescentar ou tirar nada à verdade.”
Miguel Cervantes

7 comentários:

Anônimo disse...

Boa dia...

eu vi um video seu no youtube :Formação da monarquias nacionais...e queria a letra da música.
Pode ser?

Desde já agradeço.

História além dos livros disse...

manda o email... ai eu te envio...abraço!

Anônimo disse...

oi muito bom mais cade o gabarito???

História além dos livros disse...

FDS qndo eu tiver um tempinho tento colocar aki pra vc!

Pedro Paulo e Pabline - 1D disse...

Gostaria de ter o gabarito, meu email er k16_b10@hotmail.com
obrigado pela atençao.

História além dos livros disse...

1 -a
2 - Não condenava o lucro
3 - Concílio de trento; Missões; Reafirmação dos dogmas; INDEX, etc
4 - a
5 - e
6 - c
7 - a

9 - a) Reforma protestante
b) Indulgências e venda de cargos eclesiásticos;
c) o lucro
10 - buscavam o desligamento da Igreja
11 - b
12 - c
13 - a
14 - c
15 - b
16 - e
17 - c

Adelino Francklin disse...

Gostei muito das atividades e do blog! Acesse o meu: www.klickhistoria.com.br
Um abraço!