segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Jaime Pinsky participa do Programa do Jô

Não achei o vídeo no youtube, mas o link direciona para o globoplay.

Entrevista com Jaime Pinsky.

Jaime pinsky no programa do Jô

JAIME PINSKY
CURRÍCULO
1. TÍTULOS

1.Professor Titular concursado de História da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas - área de História Antiga e Medieval (abril de 1986).
2.Professor Adjunto em História pela Unicamp – área de História Antiga e Medieval (março de 1981).
3.Livre-docente em História pela USP - Universidade de São Paulo - área de História Medieval (1977).
4.Doutor em História Antiga pela USP (1968).
5.Pós-graduado em História Antiga pela USP, após o cumprimento das atividades programadas do biênio 1966-1967
6.Bacharel e Licenciado em História (1961-1965) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba.

2.ATIVIDADES DIDÁTICAS

2.1. cursos regulares
1.professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (a partir de outubro de 1975)
2.professor do Departamento de História da Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, São Paulo (1972-1973)
3.professor nos cursos de História e Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - Universidade de São Paulo. (1971-1977)
4.professor do Departamento de História da (então) Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, hoje Instituto de Letras, Psicologia e História da Unesp (1966-1972)

3.CURSOS, PALESTRAS e CONTRIBUIÇÕES EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS

Participou de congressos, proferiu palestras e desenvolveu cursos nos Estados Unidos, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul.
Como por exemplo: New York University, Universidade Autónoma do México, Universidade de Porto Rico, seminário com Pierre Villar em Paris, na Universidade Hebraica de Jerusalém; no Brasil, na UnB - Universidade de Brasília; USP - Universidade de São Paulo.; PUC - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; PUC  de São Paulo; PUC de Campinas; UNESP de Assis, Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Acre; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal do Pará; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lins; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha; Faculdades Integradas de São José dos Campos, PUC e Universidade Federal da Bahia, PUC e Universidade Federal de Pernambuco, entre outras.

Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos nas principais instituições universitárias brasileiras.
Coordena, desde 1992, as atividades universitárias e educacionais da Bienal do Livro de São Paulo, com a afluência de milhares de educadores e universitários.

4.PUBLICAÇÕES
1.Livros
Jaime Pinsky é autor, co-autor ou organizador de mais de duas dezenas de livros (conheça suas obras abrindo o link LIVROS)
2.Artigos
Tem inúmeros artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior nas áreas de História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea, História Judaica e sobre diversos temas de História do Brasil, Teoria da História, Ensino de História, que podem ser encontrados em publicações acadêmicas localizadas nas bibliotecas de Ciências Humanas das principais universidades do país.
Publicou e publica artigos de opinião em vários jornais e revistas do Brasil - como  o Correio Braziliense (do qual é articulista), Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo(alguns dos quais podem ser lidos nesse site em ARTIGOS PUBLICADOS )
5. ATIVIDADES EDITORIAIS

5.1. Fundador (1987) e Sócio Diretor e Editor da Editora Contexto
5.2. Criador e diretor da Editora da Unicamp (1982-1986)
5.3. Colaborador da Editora Atual, onde criou e dirigiu a coleção “Discutindo a História”
5.4. Colaborador da Editora Global, onde criou e dirigiu as coleções de livros “Temas”, “Teses”, “Textos”, “História Popular”
5.5.  Membro do Conselho Editorial da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo (1985)
5.6. Assessor Editorial da FLE (Fundação do Livro Escolar) da Secretaria de Educação de São Paulo (1983-1984)
5.7. Co-fundador, membro do conselho editorial e colaborador da revista Religião e Sociedade(publicada a partir de maio de 1977)
5.8. Colaborador da Editora Hucitec, onde criou e dirigiu a área de ciências humanas.
5.9. Criador e diretor da revista de Ciências Humanas Contexto (1976-1978)
5.10. Criador e diretor da revista de Ciências Sociais Debate e Crítica (1973-1975)
5.11. Co-fundador e membro do conselho editorial da revista Anais de História, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, no tempo em que trabalhou nessa faculdade.
5.12. É sócio e foi diretor e vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro.

6. ATIVIDADES NA MíDIA
Como intelectual público é constantemente solicitado a explicar o mundo e o Brasil na mídia, tendo participado de programas como Roda Viva e Jornal da Cultura (TV Cultura), Globo News PainelJornal da Dez e Almanaque (Globonews), Jô Soares (SBT e Globo),Jornal Nacional e Fantástico (TV Globo), além de numerosas entrevistas na TV Gazeta, TV  Bandeirantes. É freqüentemente entrevistado pelas rádios Eldorado, CBN, Bandeirantes, Globo e Cultura, entre muitas outras.

Nenhum comentário: